10 coisas negativas que acontecem ao nosso cérebro se não dormirmos

10 coisas negativas que acontecem ao nosso cérebro se não dormirmos
10 coisas negativas que acontecem ao nosso cérebro se não dormirmos. Reprodução

10 coisas negativas que acontecem ao nosso cérebro se não dormirmos

Desde pequenos, ouvimos dizer que o sono é muito importante para a nossa saúde e bem-estar geral. Se não descansarmos bem, não teremos um bom desempenho no dia seguinte. Além disso, é fundamental dormir para que nosso cérebro reorganize as informações daquele dia. A quantidade de sono necessária varia dependendo do estágio de desenvolvimento em que estamos, mas a necessidade de dormir um mínimo de horas e descansar bem para manter uma boa saúde é mantida.

Em geral, os adultos precisam de 6 a 8 horas de sono por dia, mas, infelizmente, apenas 30% de nós conseguem o tempo necessário. O que acontece em nosso cérebro quando não dormimos? Aqui estão 10 dos efeitos de não dormir.

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Confira as 10 coisas negativas que acontecem ao nosso cérebro se não dormirmos

1. Você pode perder capacidade de memória e criar falsas memórias

O hipocampo, localizado no lobo temporal, é a estrutura responsável pelo processamento da informação para sua posterior consolidação na memória de longo prazo. Se você não dorme, não permite que seu cérebro reveja as informações coletadas durante o dia para que elas possam permanecer por mais tempo e com mais clareza. Por isso, é fundamental dormir bem antes do exame, logo após o estudo.

Como o hipocampo não pode funcionar adequadamente em um estado de privação de sono, as memórias não são bem registradas no cérebro. Em um estudo, eles descobriram que pessoas que ficaram acordadas a noite toda tendiam a incluir detalhes falsos em suas memórias.

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2. Seus níveis de raiva aumentam

Certamente, quando você não dormiu bem, mudou seus horários de sono ou diretamente não conseguiu dormir a noite toda, você se sente mais irritado no dia seguinte. A privação de sono nos torna mais alertas para eventos negativos, interpretando mal as expressões faciais e ainda mais dispostos a entrar em brigas e discussões.

Isso pode ser devido à interrupção da conexão entre a amígdala, o centro emocional do cérebro e o córtex pré-frontal. Quando essas duas áreas se comunicam de maneira adequada, pode ocorrer uma regulação emocional apropriada.

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3. Você pode perder o volume do cérebro

Adultos que não dormem as horas necessárias apresentam menor volume nos lobos frontal, temporal e parietal. Ainda é necessário investigar qual fator vem primeiro: se não dormir leva à perda neuronal ou se a perda neuronal anterior pode nos fazer dormir menos.

4. Sua fala perde fluidez e coerência

Os lobos temporais são responsáveis ​​por processar tudo relacionado à linguagem. É uma área muito ativa nas pessoas que dormem e descansam bem; nas pessoas que dormem poucas horas, é bastante inativo, o que acarreta problemas na construção de um discurso coerente.

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5. A engenhosidade também perde poder

Quando dormimos pouco ou mal, não ficamos especialmente alertas no dia seguinte. Comentários espirituosos chegam tarde e temos dificuldade para acompanhar uma conversa que muda rapidamente. A privação do sono afeta nosso pensamento divergente, que é a parte criativa de nossa inteligência.

6. O controle sobre a comida é alterado

Quando o cérebro não está bem descansado, o córtex pré-frontal, responsável pelo controle da decisão, fica hipoativo, enquanto a amígdala, o centro emocional, está superativada. Essas mudanças fazem com que os processos cognitivos responsáveis ​​por fazer julgamentos e controlar nossas ações não sejam realizados corretamente. Esse mau funcionamento pode nos levar a comer mais do que deveríamos, até entrarmos em uma verdadeira farra.

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7. Aumento no número de decisões arriscadas

Em consonância com o exposto sobre o funcionamento deficiente de nossos processos de controle e decisão, a privação do sono pode nos levar a tomar decisões de alto risco, uma vez que não a valorizamos corretamente. O centro de recompensa do cérebro está altamente ativado, fazendo-nos acreditar que tudo vai dar certo, enquanto o centro de punição, a ínsula anterior, fica menos ativado, ou seja, se perdermos, nada acontece.

8. Cuidado com as alucinações

Um cérebro que dormiu e descansou o suficiente é capaz de processar a estimulação sensorial separadamente, além de separar dados relevantes de dados não relevantes, bem como distinguir o que faz parte do ambiente e o que está em nossa cabeça. Quando o cérebro está cansado, fica saturado mais rapidamente, o que pode fazer com que misturemos estímulos e sensações uns com os outros e com nossos próprios pensamentos, levando a alucinações.

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9. Se você não dormir, você ficará nas nuvens o dia todo

Se já perdemos a atenção de vez em quando, imagine depois de uma noite sem dormir. Quando ficamos entediados, as conexões entre o lobo frontal e parietal tornam-se menos intensas. Mas no caso de não ter dormido, há até um processamento visual deficiente, o que mostra um grau ainda maior de desconexão do ambiente.

10. Em geral, não dormir causa danos cerebrais

É importante saber que uma vez que os neurônios morrem, eles não se regeneram ou novos nascem. Portanto, não podemos dizer que vamos recuperar o sono, porque, mesmo que você se sinta mais descansado no dia seguinte, seu cérebro pode nunca se recuperar desse dano

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