
10 benefícios do louro e dicas para semear facilmente em casa
O louro é uma das plantas mais utilizadas na culinária brasileira, principalmente por seu aroma delicado que funciona muito bem para dar sabor aos pratos. Além de ser um condimento culinário, o uso das folhas de louro é utilizado desde a antiguidade como símbolo de conhecimento e para coroar atletas de destaque.
Na Grécia e Roma antigas , uma coroa de louros era usada para destacar os atletas , bem como seus mais bravos guerreiros e imperadores. O louro é originário de países mediterrâneos, por isso não resiste a baixas temperaturas e, embora seu consumo seja relacionado à culinária, não deve ser consumido fresco , pois pode tornar-se tóxico para o organismo.
>>8 alimentos naturais que o ajudarão a baixar a pressão arterial
Benefícios da folha de louro
O louro não serve apenas para dar um toque de aroma aos pratos que cozinhamos, como é sabido que os gregos o utilizavam como medicamento natural pelos seus benefícios para a saúde. Como mencionamos, é importante consumir suas folhas já secas, caso contrário, podem ser contraproducentes para o organismo. Entre os benefícios do louro podemos encontrar:
- Reduza a ansiedade. Queimar algumas folhas de louro ocasionalmente dentro de casa tem um efeito relaxante no corpo.
- Combata o diabetes. O consumo de folhas de louro em uma dieta balanceada pode ajudar a melhorar os níveis de glicose no sangue. Consulte seu médico.
- É desintoxicante. Por ser um diurético natural, favorece a eliminação de toxinas pela urina.
- Melhor digestão. Adicione algumas folhas de louro e água fria e leve para ferver. Deixe descansar por 10 minutos e coe. Esta infusão deve ser tomada antes de cada refeição, mas tente não tomá-la por períodos muito longos e consulte sempre um especialista.
- Acelera a cura. O óleo de folha de louro pode ser um remédio muito eficaz para acelerar a cicatrização de feridas menores no corpo.
- Reduza a inflação. Ao conter eugenol, as folhas de louro funcionam como um anti-inflamatório natural, mesmo se usadas em óleo, podem ser massageadas nas têmporas ou pescoço para aliviar problemas de enxaqueca ou dor de garganta.
- Fortalece o sistema imunológico. Adicionar folha de louro aos alimentos é muito útil para prevenir ou eliminar resfriados.
- Bom para a pele. O óleo de folha de louro é um dos mais recomendados para o cuidado da pele, pois é rico em vitaminas e minerais.
- Sistema respiratório. Ao inalar o vapor do óleo da folha de louro, ajuda a melhorar as vias respiratórias, especialmente se sofrer de alergias.
- Regula o fluxo menstrual. A infusão com folhas de louro ajuda a regular os períodos menstruais, quer tenha fluxo intenso ou pouco fluxo.
>>Sofre de diabetes? Com este aplicativo você pode controlar os níveis de glicose
Como plantar louro em casa?
É preciso lembrar que o plantio do louro é simples , mas também é preciso ter paciência, pois será necessário esperar pelo menos um ano para que as primeiras folhas do louro comecem a brotar. Portanto, se você quiser experimentá-lo, deve levar em consideração o seguinte:
Você precisa:
- 1 ramo de louro
- 1 pote largo e profundo com um buraco embaixo
- Fertilizante para plantas
- terra
- Água
Como fazê-lo?
>>Aprenda a fazer uma deliciosa lasanha de berinjela com esta receita simples
- Em um copo d’água (apenas um quarto do copo), coloque o galho ou galhos de louro e deixe descansar por alguns dias até que as raízes comecem a brotar.
- Acomode muito bem a terra dentro do seu vaso e acrescente um pouco de água para umedecer, mas só um pouco não é necessário para enchê-lo de água.
- Adicione uma camada leve de fertilizante para plantas e plante o botão da baía com cerca de 5 centímetros de profundidade. Cobre muito bem com o solo.
- Regue sua planta frequentemente com pouca água, apenas para umedecer o solo. E acima de tudo, coloque o seu vaso em um local onde possa receber entre 4 ou 6 horas de sol. No verão ou quando o sol está muito forte, procure cobrir a planta para que não queime.