10 alimentos que te ajudarão a cuidar da microbiota intestinal e evitar doenças

10 alimentos que te ajudarão a cuidar da microbiota intestinal e evitar doenças
10 alimentos que te ajudarão a cuidar da microbiota intestinal e evitar doenças. © Freepik

10 alimentos que te ajudarão a cuidar da microbiota intestinal e evitar doenças

Comer para cuidar de nossa microbiota intestinal pode ser uma solução simples para evitar doenças comuns. A inflamação, dor ou dificuldade para ir ao banheiro ; Essas são algumas das condições que foram normalizadas erroneamente, mas esse não precisa ser o caso.

Este ecossistema de bactérias patogênicas, leveduras, vírus, fungos e protozoários habitam nosso corpo, especificamente no intestino, para nos proteger de diversas doenças, reunir e absorver os nutrientes do que comemos, fortalecer nossas defesas e regular o funcionamento do trânsito intestinal. Por ser determinada pelo DNA, a microbiota de cada pessoa é completamente diferente e única.

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E embora vários estudos mostrem que ter uma flora intestinal equilibrada pode otimizar a saúde a longo prazo e melhorar a longevidade, é comum que, quando sofremos de uma infecção, os antibióticos recomendados para combatê-la a destruam. Quando ocorre uma disfunção da microbiota intestinal conhecida como “ disbiose ”, o intestino pode ser afetado, varrendo as vilosidades e abrindo os espaços das células desse órgão, permitindo que certas moléculas e patógenos cruzem essa barreira intestinal, causando diversas doenças.

É por isso que os especialistas agora se concentram em promover uma microbiota intestinal saudável, já que tê-la bem equilibrada é essencial para garantir uma função digestiva saudável, nos proteger e até mesmo melhorar os sintomas de certas doenças.

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0 alimentos que o ajudarão a manter uma microbiota intestinal saudável

1. Iogurte natural

Fornece os benéficos Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus , que controlam a proliferação de bactérias patogênicas e melhoram a imunidade no nível intestinal.

2. Alho e cebola

Esses vegetais também contêm compostos de enxofre, tornando-os alimentos antibióticos. Até o alho tem sido indicado para prevenção e tratamento de infecções causadas por fungos e vírus.

3. Sementes de chia

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Além de ser uma excelente fonte de fibras, eles contêm proteínas, potássio, cálcio, ferro, manganês, vitaminas B e ácidos graxos ômega-3. 

4. Repolho

Ao fermentar, as bactérias lácticas presentes na superfície das folhas do repolho aumentam os microrganismos benéficos que melhoram a flora intestinal, restauram o pH do intestino, melhoram o processo digestivo e a absorção de nutrientes.

5. Maçã

Graças ao fato de conter pectina, essa fruta é essencial para eliminar o colesterol ruim por meio de evacuações e fortalecer as bactérias boas da flora intestinal.

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6. Brotos

Sempre que são consumidos frescos e crus, intensificam a atividade das enzimas e auxiliam os probióticos no desempenho de suas funções. 

7. Jocoque

O Jocoque é um produto à base de leite fermentado, típico da culinária mexicana. Esse alimento possui um sabor característico, influenciado por microrganismos como Lactococcus lactis e Kluyveromyces lactis , que contribuem para a geração de compostos que favorecem a microbiota.

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8. Cogumelos

Eles também contêm triptofano, selênio, cobre, zinco, vitamina D e outras vitaminas B que estão envolvidas na produção de serotonina e no funcionamento do sistema nervoso.

9. Plantas aromáticas e especiarias

Não é à toa que esses aromáticos costumam ser os companheiros de um prato delicioso, já que na verdade a maioria tem propriedades antibióticas e antioxidantes. Tomilho, hortelã, louro, cravo, manjerona e coentro; são alguns dos muitos que podem ajudá-lo a manter um intestino saudável.

10. Inulina

É o tipo de fibra solúvel que melhor alimenta as bactérias benéficas. Pode ser encontrada nos aspargos, alcachofra, alho-poró e cebola, que devem ser consumidos com frequência. 

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