10 alimentos com alto índice glicêmico que você deve evitar

10 alimentos com alto índice glicêmico que você deve evitar
10 alimentos com alto índice glicêmico que você deve evitar. Foto: Shutterstock

10 alimentos com alto índice glicêmico que você deve evitar

É bem sabido pelas pessoas que vivem com diabetes que, quando comem carboidratos, o açúcar no sangue aumenta, portanto, a quantidade total que consomem em uma refeição ou lanche determinará o que o açúcar no sangue fará. Pela mesma razão, eles são aconselhados a comer alimentos com baixo índice glicêmico (IG), caso contrário, eles podem causar um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue e outros problemas de saúde .

O índice glicêmico é um valor que deve ser atribuído aos alimentos com carboidratos e varia de acordo com a rapidez ou lentidão com que são digeridos e afetam o açúcar no sangue. Carboidratos com baixo IG normalmente têm menos de 55, enquanto aqueles com alto índice glicêmico têm mais de 70.

>>Como saber se os ovos já estão cozidos? Siga estas dicas

Esses últimos valores não só podem ser perigosos para os diabéticos, como atualmente são conhecidos por serem capazes de desencadear outros problemas de saúde, como doenças cardíacas e obesidade . Deve-se observar que também existem outros fatores que podem afetar o IG de um alimento, como o método de preparo.

Como você deve comer?

Alguns alimentos que recomendamos, porque seus valores de IG são de baixo a médio, também são extremamente benéficos para a saúde devido aos seus nutrientes e propriedades. Por exemplo, aqueles com o Índice Baixo incluem frutas e vegetais, feijão, grãos minimamente processados ​​e laticínios com baixo teor de gordura e nozes. Tudo o que necessita para uma alimentação equilibrada!

>>5 frutas que o ajudarão a aumentar a massa muscular após o treino

Por outro lado, alimentos ricos em carboidratos altamente processados, como grãos que tiveram seu conteúdo de fibra removido, têm o valor de índice glicêmico mais alto. Deixar as fibras de lado em nossa dieta seria um grande erro, pois seu conteúdo ajuda a ativar a digestão e, portanto, a reduzir o efeito da glicemia.

10 alimentos a evitar devido ao seu índice glicêmico

Macarrão

Arroz branco

Aveia instantânea

Melancia 

Mel

Refrescos 

Abóbora

Pão branco

Xarope de milho

Açúcar de mesa

>>7 alimentos que são fáceis de digerir e que te ajudam a não ganhar peso

PODE LHE INTERESSAR